Toxina Butolínica

Dermatologia

Toxina Botulínica

Toxina botulínica, é uma das substâncias mais importantes no campo do rejuvenescimento facial. Uma das soluções mais rápidas e mais seguras para remover as rugas é a injeção de toxina botulínica A injeção dessa substância bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

Indicação

A toxina botulínica é indicada para amenizar linhas de expressão e rugas profundas. Por exemplo, as linhas verticais entre as sobrancelhas; pés-de-galinha nos cantos dos olhos; linhas horizontais na testa e nas bandas do músculo platisma, conhecido como pescoço de peru. Também é usada para o reposicionamento das sobrancelhas, sorriso gengival, bruxismo.

A transpiração excessiva pode aliviar com injeções altamente diluídas da toxina botulínica, diretamente na pele das axilas ou na pele nas palmas das mãos e plantas dos pés. Há paralisação das glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração excessiva. Uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio, e os especialistas acreditam que as injeções podem ser repetidas indefinidamente, uma ou duas vezes por ano.

Aplicação

A aplicação da toxina botulínica é realizada pelo médico dermatologista especialista no consultório. A substância é injetada em pontos específicos selecionados de acordo com as características de cada pessoa, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente.

Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina botulínica em músculos específicos. Pode ser utilizado creme anestésico antes do procedimento, para atenuar o incômodo. A aplicação da injeção de toxina botulínica geralmente leva em torno de 15 minutos.

Resultado e Duração

Os resultados aparecem em cerca de 48 horas e atingem o efeito máximo em 2 semanas. Em média, os efeitos da aplicação da toxina botulínica duram de quatro a seis meses e o paciente pode fazer a manutenção da aplicação após esse período.

Considerações especiais, Riscos e recuperação

Você pode retomar as atividades normais imediatamente. Importante: não esfregue ou massageie as áreas tratadas, pois pode causar a migração da toxina botulínica para outra área do seu rosto. Se isto acontecer, pode ocorrer fraqueza facial temporária ou ptose. Embora seja geralmente segura, efeitos colaterais e complicações podem ocorrer:

  • Hematomas e dor no local da injeção;
  • Vermelhidão;
  • Fraqueza temporária facial ou ptose.

Agende uma sessão